05 de outubro de 2011
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) participou da 1ª Oficina Técnico-Pedagógica do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça, realizada nos dias 26 e 27 de setembro, em Brasília. Por meio das docentes Maria do Rosário de Andrade Leitão e Alcileide Cabral, a UFRPE integrou o grupo de 90 Instituições aceitas na adesão ao Programa em 2011.
Também participaram do evento as ministras Iriny Lopes (Secretaria de Política para as Mulheres - SPM) e Márcia Vasconcelos (Secretaria Especial de Promoção da Igualdades Racial), além da representante da ONU Mulher, Junia Puglia, e da assessora especial da SPM, Tatau Godinho.
O objetivo principal do programa, cujas atividades estão na quarta edição, é promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações públicas e privadas e instituições, possibilitando a socialização de informações, conhecimentos, ideias e práticas construídas coletivamente com as organizações participantes do programa.
O programa é uma iniciativa do Governo Federal, liderado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, com o intuito de realizar o que está escrito na Constituição Federal de 1988: igualdade entre mulheres e homens. Quem coordena o programa é Eunice Léa de Morais, da SPM.
A UFRPE possui diversas pesquisas e projetos relacionados a gênero, raça e diversidade, a exemplo do curso de Ensino a Distância Gênero e Diversidade na Escola, coordenado pela professora Rosário Andrade.
Fonte: UFRPE